São Sebastião: Festa de Folia de Reis acontece neste sábado no Centro Histórico

A Rua da Praia será palco de mais uma edição da Festa da Folia de Reis Cia. de Reis do Litoral, neste sábado (11). Realizado pela Prefeitura de São Sebastião, por meio da Fundação Educacional e Cultural “Deodato Sant’Anna” (Fundass), o encontro cultural acontecerá a partir das 16h e será aberto ao público.

De acordo com a organização, além da Cia. de Reis do Litoral, foram também convidadas Folias de outras cidades como Embu das Artes, Taubaté, São José dos Campos, entre outros grupos folclóricos.

Ao todo, cerca de 50 foliões do Litoral Norte e Vale do Paraíba vão participar do evento que espera receber 600 pessoas nesse ano.

A programação inicia com a chegada dos Três Reis Magos; na sequência, a Cia. de Reis do Litoral apresentará para os visitantes a passagem dos três arcos, sendo no primeiro arco o menino Jesus nos braços de Nossa Senhora, no segundo a ameaça do rei Herodes, e no terceiro arco sentinelas de Herodes, que mascarados tentando furar o bloqueio para chegar a Belém.

Haverá também a saudação do presépio, a reza do terço, o jantar, com a tradicional vaca atolada, e a passagem da coroa para um novo festeiro e o encerramento da festa será com o tradicional baile.

Sobre a Folia de Reis

A Folia de Reis é uma manifestação folclórica e religiosa que ocorre em muitos lugares do Brasil. Um grupo de cantadores passa de casa em casa anunciando o nascimento do menino Jesus, com o objetivo de recordar a história retratada na Bíblia Sagrada, no capítulo dois do livro de Mateus. A história conta a ida dos Três Reis Magos – Belchior, Baltazar e Gaspar – a procura do lugar onde havia nascido Jesus Cristo para prestar-lhe homenagens e oferecer-lhe presentes. Em São Sebastião, há três Folias de Reis: Folia de Reis Morro do Abrigo, Folia de Reis Pontal de Cruz e Cia. de Reis do Litoral.

Fonte e foto: Prefeitura de São Sebastião

Comentários

Comentários


Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /home/portalcaicara/www/wp-includes/class-wp-comment-query.php on line 405

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: