São Sebastião participa de treinamento para caso de surgimento de óleo nas praias

A Prefeitura de São Sebastião, por meio das secretarias de Meio Ambiente (SEMAM), Serviços Públicos (SESEP), Saúde (SESAU) e Defesa Civil, participou, nesta terça-feira (19), de capacitação técnica sobre as manchas de óleo, que desde o final de agosto poluem a costa brasileira.

O treinamento, realizado por técnicos da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), Petrobras e Transpetro, aconteceu na Associação Comercial e Empresarial de Caraguatatuba (ACEC), onde também estiveram representantes das cidades de Ubatuba, Caraguatatuba e Ilhabela, além da Delegacia da Capitania dos Portos, Polícia Ambiental, Porto de São Sebastião e Instituto Argonauta.

O objetivo foi discutir as medidas a serem tomadas, em caso de surgimento da substância química nas praias do litoral regional, e ainda com o intuito de formar grupos multidisciplinares, responsáveis por coordenar ações de limpeza de ambientes contaminados por eventuais resíduos derivados de petróleo.

A iniciativa foi organizada após os secretários do Meio Ambiente de São Sebastião, Daniel Mudat; de Caraguatatuba, Marcel Giorgeti e, de Ubatuba, Guilherme Adolpho, se reunirem com o secretário executivo da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA) do Estado, Luiz Ricardo Santoro, no último dia 11 de novembro, para tratar do assunto.

“Não há previsão de chegada do óleo às praias do litoral norte, mas mesmo que a possibilidade seja pequena, temos que ficar atentos e nos preparar. Estamos acompanhando diariamente os boletins divulgados pelo Ibama e nos mobilizando para organizar um plano de ação, caso haja a necessidade de intervenção das nossas equipes nas praias do município”, destacou Daniel Mudat.

Para o coordenador chefe da Defesa Civil de São Sebastião, Ricardo dos Santos, a preparação complementa os demais treinamentos já realizados na área. “Desta vez, teremos que lidar com tipo de resíduo muito diferente, por isso, é importante nos preparar para agir de forma correta e consequentemente diminuir os impactos de um possível desastre ambiental”, enfatizou.

Com aproximadamente 60 pessoas, o treinamento teve como base o manual para limpeza de ambientes costeiros atingidos por óleo da Cetesb, com apresentação das ações usadas na retirada do produto das praias, costões rochosos e manguezais e bem como a forma correta de atuação.

Fonte e foto: Prefeitura de São Sebastião

Comentários

Comentários


Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /home/portalcaicara/www/wp-includes/class-wp-comment-query.php on line 405

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: