São Sebastião promove curso de operações humanitárias a desastres naturais a agentes do Litoral Norte

Nesta semana, entre os dias 14 e 15 de novembro, São Sebastião será palco do curso de Logística Aplicada a Operações Humanitárias e Desastres Naturais, organizado pela Prefeitura de São Sebastião e realizado pela Faculdade Tecnológica (FATEC) e Universidade de São Paulo (USP).

À frente da organização está a Coordenadoria de Defesa Civil de São Sebastião, em parceria com o Fundo Social de Solidariedade. A capacitação de dois dias será aberta ao público e reunirá também os agentes de Defesa Civil das quatro cidades do Litoral do Norte, bem como profissionais da área da Saúde e Educação.

De acordo com um dos palestrantes, o engenheiro e professor da USP, Cristiano Yutha, o curso abrangerá toda a logística de auxílio em casos de desastres naturais. “O curso traz aos participantes como fazer uma avaliação da área de um desastre, elencar prioridades, estabelecer rotas para o envio de mantimentos, a elaboração de um hospital comunitário improvisado e diversos outros fatores que englobam o auxílio às vítimas”, esclareceu.

Para o coordenador operacional da Defesa Civil, Wagner Barroso, um curso como esse é de extrema importância para o Litoral Norte. “Vivemos em uma região que anualmente é castigada pelas chuvas, que causam deslizamentos e desmoronamentos de terra. É fundamental que estejamos sempre preparados para o atendimento a possíveis vítimas, nosso foco é uma gestão mais humanitária, cuidando das pessoas e não só das áreas de risco”, explicou Barroso.

O coordenador disse ainda que profissionais da área da Saúde, como psicólogos, por exemplo, exercem papel importante na logística das vítimas em caso de um pós acontecimento. “São eles quem irão cuidar da saúde mental e da recuperação emocional das vítimas, que muitas vezes, têm de lidar até com a perda de entes queridos. Por isso estendemos o convite da capacitação também a Secretaria da Saúde”, finalizou.

Serviço: O treinamento será realizado no prédio da FATEC de São Sebastião, localizado na rua Ítalo Nascimento, nº 366, Porto Grande, centro de São Sebastião. Para participar, basta o interessado levar na cerimônia de abertura, dia 14, às 8h, um kit de higiene pessoal, contendo uma escova de dentes, creme dental e sabonete, que será revertido ao Fundo Social de Solidariedade.

Fonte: PMSS

Comentários

Comentários


Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /home/portalcaicara/www/wp-includes/class-wp-comment-query.php on line 405

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: