São Sebastião recebe devolutiva do projeto “Poéticas do Corpo – Laboratório Internacional de Performances”

Foi aberta na tarde de sábado (5) no CIT – Centro de Informações Turísticas da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur), de São Sebastião, a exposição que traz à cidade uma devolutiva do trabalho realizado pelo projeto “Poéticas do Corpo – Laboratório Internacional de Performances”, composta por vídeos, composições artísticas, fotografias e distribuição gratuita do catálogo com o resumo da experiência.

O projeto Laboratório Internacional de Performance também foi realizado na Argentina e no Uruguai; aqui no Brasil aconteceu em duas etapas, sendo a primeira um processo de residência, no qual os artistas desenvolveram um trabalho a partir da interação com grupos de pescadores de São Sebastião (nas praias de Enseada, São Francisco e Pauba) e, posteriormente, foram apresentadas ações e obras expostas no espaço ‘AT | AL | 609’ em Campinas (SP).

De acordo com o relato de Cecília Stelini, curadora da exposição, o processo aconteceu a partir de uma plataforma de produção autogestionada, horizontal e plural que, através da ação possibilitou, além de uma transferência de conhecimentos e saberes, um intercâmbio e um desenvolvimento de experiências coletivas que interferiu no entorno do âmbito cultural, político e social do lugar. “Hoje temos a oportunidade de trazer esta devolutiva para São Sebastião com o resultado final do nosso projeto, financiado pelo Programa de Ação Cultural – ProAC, e também o lançamento do catálogo como parte da programação do “AT l AL l 609 – Lugar de Investigações Artísticas. Podemos afirmar ter sido uma vivência muito produtiva, de uma singularidade e riqueza especiais que geraram um resultado incrível”, explicou.

Jandira Peixoto de Oliveira, caiçara pescadora da Enseada, na Costa Norte do município, é uma das personagens do projeto e fez questão de prestigiar a abertura da exposição. “Achei o trabalho destes artistas muito interessante e, mesmo já tendo participado de outros trabalhos que vieram pra São Sebastião em busca da cultura caiçara, fazer parte deste foi bem especial. Estou muito feliz em ver o resultado e de poder ter contribuído tanto para a arte destas pessoas, mas também para mais um importante registro da vida do caiçara, da nossa história e nossa cultura”, contou.

O projeto conta com a participação dos seguintes artistas: Gabi Alonso e Claudio Mangifesta da Argentina; Noel Langone e Mariana Picart Motuzas do Uruguai; Nicolas Spinosa da Espanha e dos brasileiros Cecília Stelini, Fernando Ribeiro, Rodrigo Munhoz, Caio Gusmão Ferrer, Lucas Vega, Renê Mainardi, Cacau Torres, Augusto Meneghin, Mateus Stelini e Jose Roberto Sechi.

Fonte: PMSS

Comentários

Comentários


Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /home/portalcaicara/www/wp-includes/class-wp-comment-query.php on line 405

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: