São Sebastião tem 27 pacientes com tuberculose e intensifica ações

A Secretaria de Saúde (SESAU) de São Sebastião está intensificando as ações de busca ativa de casos de Tuberculose no município. A campanha acontece com o objetivo de identificar precocemente os casos da doença. De acordo com a SESAU, existem 27 pacientes registrados com tuberculose na cidade e todos estão sendo tratados. Todas as unidades de saúde participarão da campanha.

Segundo a diretora de Vigilância em Saúde, Fernanda Paluri, os pacientes serão abordados logo na recepção das unidades de saúde e, aquelas que relatarem tossir por mais de 3 semanas, serão encaminhadas para a equipe de enfermagem para investigação e coleta de exame específico para diagnosticar a doença. “A tuberculose tem cura e o tratamento é disponibilizado gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde”, ressaltou ela.

Sobre a doença

A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível, que afeta principalmente os pulmões, embora possa acometer outros órgãos. A transmissão geralmente ocorre quando uma pessoa doente tosse ou espirra, lançando partículas em forma de aerossóis que contém os bacilos que transmite a doença, ao entrar em contato com outras pessoas.

Os sinais e sintomas mais frequentes são: tosse, febre vespertina, sudorese noturna, emagrecimento e cansaço/fadiga. Os casos mais graves apresentam dificuldade na respiração, hemorragias, colapso do pulmão e acúmulo de pus na pleura (membrana que reveste o órgão), – se houver comprometimento nessa membrana, pode ocorrer forte dor torácica.

Fonte: PMSS

Comentários

Comentários


Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /home/portalcaicara/www/wp-includes/class-wp-comment-query.php on line 405

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: