São Sebastião vence Prêmio Nacional CFO de Saúde Bucal

Cidade receberá, em reconhecimento ao trabalho desenvolvido e resultados, um consultório odontológico completo

São Sebastião se classificou em primeiro lugar no Prêmio Nacional CFO (Conselho Federal de Odontologia) de Saúde Bucal da edição de 2017 entre os municípios que possuem 50.001 a 300 mil habitantes.

A cidade – que já havia sido escolhida como a melhor Odontologia Pública do Estado de São Paulo – receberá, em reconhecimento ao trabalho desenvolvido e resultados objetivos, um consultório odontológico completo. Os demais classificados receberão troféus e certificados.

A data da cerimônia de entrega do prêmio será anunciada em breve pelo conselho. “O CFO, ao conceder o prêmio, está fazendo um reconhecimento público aos municípios por boas práticas na área de saúde bucal que beneficiam os cidadãos”, destacou o vice-presidente do CFO, Emerson Luiz Jorge.

“O prêmio é uma forma de o CFO reconhecer e agraciar os municípios que dão a devida importância à saúde bucal, que é primordial para alcançarmos no país um nível de atendimento de saúde pleno ao cidadão brasileiro. Não se faz saúde de qualidade sem a presença dos cirurgiões-dentistas. Os municípios que participaram, os classificados e os vencedores são exemplos de boas práticas e elas precisam ser devidamente reconhecidas”, declarou o presidente do CFO, Juliano do Vale.

Odontologia Pública no município

De acordo com o diretor de Odontologia do município, Daniel De Capitani, São Sebastião hoje conta com 22 unidades de Posto de Saúde da Família (PSF) e quatro de Urgência e Pronto Atendimento, além de dois Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) e três equipes de prevenção.

O município conta também com um recém-criado Departamento de Saúde Bucal, que possibilitou todo esse processo de reorganização do serviço em coordenações, supervisões e administrativos.

Ainda segundo Capitani, esse prêmio avalia toda a questão administrativa, política e técnica em todos os níveis, como índices norteadores de saúde bucal, fluoretaçao da água de abastecimento, desprecarização dos vínculos empregatícios, financiamentos em saúde bucal, abrangência populacional, prevenção, promoção e vigilância em saúde, entre outros.

“Para nós do setor, esse prêmio é o auge do reconhecimento no país por tudo o que a saúde bucal representa no município. Para nós é motivo de orgulho e satisfação, promovendo uma motivação ainda maior para todos os profissionais do setor a quem dedico esse prêmio”, disse. “Agradeço mais uma vez meu amigo e prefeito Felipe Augusto por acreditar nesse trabalho e me confiar a composição da equipe de coordenadores. Todos com mesmos princípios, alinhados e focados num mesmo objetivo, que nada mais é que o bem comum”, finalizou.

O Prêmio

O prêmio, que foi instituído em 2005 pelo CFO, é concedido às cidades brasileiras que se destacam no atendimento odontológico, obedecendo alguns critérios. São selecionados os municípios que, por exemplo, mantenham o maior número de equipes de saúde bucal no Programa Saúde da Família, possuam Centros de Especialidades Odontológicas e menor índice epidemiológico em crianças com idade escolar, entre outros.

Premiados:

Municípios até 50.000 habitantes

1º – Naviraí (MS)

2º – Ibiporã (PR)

3º – Porto Real (RJ)

4º – Alhandra (PB)

5º – Três Passos (RS)

 

Municípios de 50.001 a 300.000 habitantes

1º – São Sebastião (SP)

2º – Cascavel (PR)

3º – Resende (RJ)

4º – Chapecó (SC)

5º – Sorriso (MT)

 

Municípios acima de 300.001 habitantes

1º – Curitiba (PR)

2º – Diadema (SP)

3º – Florianópolis (SC)

4º – Manaus (AM)

5º – Pelotas (RS)

Foto: Divulgação

Fonte: Prefeitura de São Sebastião  

Comentários

Comentários


Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /home/portalcaicara/www/wp-includes/class-wp-comment-query.php on line 405

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: