Caraguá: Saúde monta esquema para aplicação de vacina BCG nas UBS’s Sumaré e Porto Novo

A Secretaria de Saúde de Caraguatatuba montou um esquema diferenciado para conseguir aplicar as doses das vacinas BCG (que evita tuberculose em bebês), cujos repasses estão em atraso. A ação será feita de forma escalonada nas Unidades Básicas de Saúde do município.

Na UBS Sumaré a aplicação será feita somente no dia 12 de julho (sexta-feira), das 8h às 13h. Na oportunidade, os pais ou responsáveis devem levar a carteira de vacinação atualizada.

Já a aplicação de vacina na UBS do Porto Novo será feita somente na segunda-feira (15/07), também das 8h às 13h.

Segundo a Secretaria de Saúde, os cronogramas serão montados mediante a chegada de novas doses das vacinas. A Casa de Saúde Stella Maris está com um esquema especial para atender os bebês recém-nascidos ainda na maternidade.

Cada frasco da vacina serve para aplicação de 10 doses (10 crianças), porém o tempo útil de cada unidade é de apenas seis horas.

O repasse das doses aos municípios é encaminhado pela Secretaria Estadual da Saúde. Em nota, o Estado informou que “há dois meses o Ministério da Saúde não repassa as doses da vacina pentavalente e que a BCG tem sido enviada em quantidades menores”.

Já o Ministério da Saúde explicou que as doses das vacinas estão sob análise no INCQS (Instituto Nacional de Controle de Qualidade de Saúde), órgão vinculado a Fiocruz. “As retenções para análise são rotineiras e obedecem as normas de seguranças”.

Fonte e foto: Prefeitura de Caraguá

Comentários

Comentários


Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /home/portalcaicara/www/wp-includes/class-wp-comment-query.php on line 405

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: