Seu Dito Fernandes, do Sertão do Puruba, é homenageado no Mês da Cultura Popular do TAMAR Ubatuba

No mês de Agosto, o Projeto TAMAR Ubatuba-SP oferece aos visitantes uma programação especial voltada para a valorização da cultura popular brasileira, com ênfase na cultura caiçara. A partir de 2018, todo Mês da Cultura Popular terá um homenageado. Este ano a homenagem será a “Seu” Dito Fernandes, um grande representante da cultura popular caiçara de Ubatuba (In memoriam).

“Seu” Dito Fernandes nasceu e viveu no Sertão do Puruba, aprendeu a dançar congada quando criança, se tornou mestre e passou a ensinar a dança aos seus familiares, primos, irmãos, filhos, netos e bisnetos, tornando a congada de bastão uma tradição familiar.

A abertura do VIII Mês da Cultura Popular acontece no dia 03 de agosto, sexta-feira, a partir das 19 horas, com uma apresentação da arquiteta Bianca Lopes sobre cultura caiçara, arquitetura e urbanismo. Em seguida, uma apresentação de poesia acontece com música e o Fandango Caiçara traz em suas canções a tradição mantida viva até hoje. No sábado, 04 de agosto, às 20 horas, a apresentação musical de Marcia Mah, cantora, compositora, atriz e pesquisadora musical, trará para o palco do Tamar belas músicas autorais que falam da cultura brasileira, com o projeto “Prismah: um olhar sobre o corpo da voz”.

Diariamente, das 10hs às 18hs, o Tamar disponibilizará no Centro de Visitantes a Sessão Petrobras de Cinema exibindo os Curtas da série “Juro que Ví – Folclore Brasileiro”, que apresentam o Saci, a Iara, o Matinta Pereira, o Curupira e o Boto cor de rosa em desenhos animados.

No dia 10 de agosto, a programação continua recheada de cultura popular brasileira, com a colorida e animada apresentação do grupo “Dança das Fitas do Itaguá”, seguida pela belíssima apresentação da Congada de Bastões de São Benedito do Puruba. E para fechar a noite, a apresentação musical do Fandango Bacurau, a juventude local tocando a tradição caiçara.

Ainda sobre o dia 10 de agosto, às 16hs, tem a “Mostra Cultural: Como se faz uma canoa”, com Renato Bueno, pescador, artesão e um dos principais mestres canoeiros de Ubatuba.

Dia 11 de agosto, a partir das 20:30, a noite especial é com Luís Perequê e o lançamento de seu novo CD “Pé de Moleque”. Luís Perequê, atualmente, é considerado o principal interlocutor da cultura caiçara.

Durante o mês de agosto, no Museu Caiçara, tem a “Mostra Cultural Como se faz uma Rabeca” (violino rústico muito usado nos bailes de fandango caiçara). A atividade acontece as sextas-feiras, das 15hs às 18hs e às 19hs. É ministrada pelo folclorista, rabequeiro e historiador caiçara, Mário Gato.

Encerrando o Mês da Cultura Popular, no dia 18 de agosto, às 19hs, acontece a exibição do vídeo documentário “Raízes de Resistência”, sobre a comunidade do Quilombo da Fazenda e conversa sobre “Medicina quilombola”, com a bióloga Eliana Rodrigues da UNIFESP. Em seguida, o Grupo Concertada traz belas canções populares.

O VIII Mês da Cultura Popular é realizado em parceria com o Silo Cultural de Paraty e o Museu Caiçara. Conta ainda com o apoio cultural do Aquário de Ubatuba, Ubatuba Convention Visitors Bureau, Jundu Praia Bar, Restaurante Papagalli, Restaurante Garden Sushi, Pousada Mar Azul, Hostel Liberdade e Equipe Técnica Produções.

SERVIÇO

03/08 às 19hs – Abertura do VIII Mês da Cultura popular, com a apresentação “A cultura caiçara e a aplicação na arquitetura e urbanismo”, com Bianca Lopes. Apresentação de poesia e música com o Fandango Caiçara no palco do TAMAR;

04/08 às 20hs – Apresentação Musical com Marcia Mah e o projeto “Prismah: um olhar sobre o corpo da voz”;

10/08 às 20hs – Dança das Fitas do Itaguá, Congada de São Benedito e Fandango Bacurau;

10/08 às 16hs – Mostra Cultural: Como se faz uma canoa, com Renato Bueno, no Museu Caiçara.

11/08 às 20:30hs – Lançamento do novo CD de Luis Perequê – “Pé de Moleque”;

18/08 a partir das 19hs – Exibição do vídeo documentário “Raízes de Resistência” e conversa sobre “Medicina quilombola” com a bióloga Eliana Rodrigues da UNIFESP e Apresentação musical do Grupo Concertada;

Sextas-feiras, das 15hs às 17hs e às 19hs – Mostra Cultural: “Como se faz uma Rabeca”, com Mário Gato. No Museu Caiçara.

Diariamente, das 10hs às 18hrs: Sessão Petrobras de Cinema: Curtas da “Série Juro que ví – Folclore Brasileiro”.

FUNCIONAMENTO

Durante o mês de agosto, o Centro de Visitantes estará aberto todos os dias (exceto quartas-feiras), das 10 às 18 horas. Sextas, sábados e feriados nacionais, das 10 às 20 horas.

Endereço: Rua Antonio Athanásio da Silva, 273 – Itaguá – Ubatuba/SP

Telefone: (12) 3832-6202 e 3832-7014.

Fonte e foto: Projeto TAMAR UBATUBA

Comentários

Comentários


Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /home/portalcaicara/www/wp-includes/class-wp-comment-query.php on line 405

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: