Trabalhadores podem solicitar Seguro Desemprego e Carteira de Trabalho Digital em site do Governo Federal

O trabalhador pode requisitar o Seguro Desemprego e a Carteira de Trabalho Digital no site https://www.gov.br/pt-br/temas/trabalho-emprego, do Governo Federal ligado à Secretaria do Trabalho do Ministério da Economia. A página também oferece vagas de emprego e serviços para empresas.

O PAT de Caraguatatuba apenas fornece orientações sobre a solicitação do benefício pelo número (12) 98185-3362, via whatsapp ou ligação, e pelo email: vagaspatcaragua@gmail.com. Nestes canais é possível receber informações de entrada de seguro desemprego, elaboração e envio de currículo, vagas de emprego, entre outros. O atendimento online é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h.

Para ter acesso aos serviços do Emprega Brasil, a primeira coisa que o trabalhador precisa fazer é se cadastrar no site: https://empregabrasil.mte.gov.br/. Ao clicar em “Cadastrar” abrirá a tela https://acesso.gov.br/acesso/#/primeiro-acesso, a ferramenta de autenticação do trabalhador no site.

Será necessário informar dados pessoais (CPF, nome, data de nascimento, nome da mãe, estado de nascimento (se for nascido no exterior, a opção será “Não sou brasileiro”). Essas informações serão validadas no Cadastro Nacional de Informações Sociais (Cnis). Caso estejam corretas, o trabalhador será direcionado a responder um questionário com cinco perguntas sobre seu histórico laboral. Por isso, é importante ter em mãos a Carteira de Trabalho física. É preciso acertar pelo menos quatro das cinco perguntas. Em seguida, o trabalhador receberá uma senha provisória que deverá ser trocada no primeiro acesso.

Caso ocorra algum problema durante a verificação ou você tenha dificuldade em responder o questionário, entre em contato com a Central 135 (de segunda a sábado das 7h às 22h), para esclarecimento de dúvidas. O cadastro está dividido em oito páginas com informações pessoais, profissionais, acadêmicas, vagas de emprego e cursos de qualificação disponíveis.

SINE (Sistema Nacional de Emprego) Fácil – No aplicativo é possível consultar o requerimento do Seguro-Desemprego, receber mensagens sobre a data de liberação das parcelas e o valor, informações sobre notificação que suspendam o requerimento, recursos e dados do vínculo empregatício.

Central Alô Trabalho – 158 – A Central de Atendimento Alô Trabalho é um canal de comunicação direto entre cidadão e poder público que funciona em todo o território nacional. Através do número telefônico 158, é possibilitado ao cidadão ter acesso a informações como: seguro-desemprego, CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), legislação trabalhista, Programa de Integração Social – PIS, dentre outros.

O telefonema é gratuito de qualquer telefone fixo; chamadas por celular são cobradas. O atendimento eletrônico será automatizado ou através de um atendente.  O horário de atendimento ao público é das 7h às 19h.

Fonte e foto: Prefeitura de Caraguá

Comentários

Comentários


Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /home/portalcaicara/www/wp-includes/class-wp-comment-query.php on line 405

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: