Ubatuba agora tem CREAS: atendimento especializado em caso de violação de direitos

Equipe faz o acolhimento e orientação a mulheres vítimas de violência, idosos, pessoas com deficiência, população LGBTT, crianças e adolescentes, entre outros

A sexta-feira, 3 de junho, marcou a inauguração oficial do CREAS – Centro de Referência Especializado de Assistência Social  – de Ubatuba. A unidade fica na rua Maranhão, 279, no Centro, e conta com assistente social e psicóloga concursadas que fazem o acolhimento, escuta, orientação e encaminhamento a pessoas em situação de risco pessoal e social nos casos de violação de direitos e/ou rompimento de vínculos familiares e comunitários. O CREAS também oferece apoio jurídico.

Entre os casos atendidos estão o de mulheres vítima de violência, pessoas em situação de rua, idosos e pessoas com deficiência (em especial, nos casos de abandono), pessoas discriminadas em decorrência da orientação sexual, raça ou etnia e outras formas de violação de direitos e crianças e adolescentes com direitos violados.

O CREAS é acessado por demanda espontânea, isto é, busca direta feita pela própria pessoa que se encontra com seus direitos violados, por denúncia anônima feita pelo Disque 100 (Direitos Humanos) ou Ligue 180 (Central de Atendimento à Mulher) ou presencial, ou ainda, por encaminhamento da rede de serviços de proteção social.

“Nesse sentido, o CREAS ajuda a fortalecer uma rede de proteção social articulada com o sistema de justiça  (Promotoria de Justiça,  Poder Judiciário, OAB, Defensoria Pública e Delegacia da Mulher), com a rede de saúde, segurança, assistência social, habitação, educação  e demais políticas setoriais, tais como o CRAS, CAPS, CREAD, Defesa Civil, Fundac, Conselho Tutelar, entre outros”, explica Marcio Cândido, coordenador do CREAS.

Serviço

O CREAS fica na rua Maranhão, 279, Centro, e funciona das 8h às 12h e das 14h às 17h. Tel. (12) 3833-3316.

Fonte: Prefeitura de Ubatuba

Comentários

Comentários


Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /home/portalcaicara/www/wp-includes/class-wp-comment-query.php on line 405

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: