Ubatuba: Paróquia Exaltação da Santa Cruz cria projeto de conscientização ambiental

Com o intuito de contribuir com a conscientização ambiental e com a manutenção da limpeza da cidade, a Paróquia Exaltação da Santa Cruz lançou o projeto Cuidando da Casa Comum.

O projeto consiste em uma parceria com a Comtur (Companhia Municipal de Turismo de Ubatuba), ONG APPRU (Amigos na Preservação, Proteção e Respeito a Ubatuba) e Associação Comercial de Ubatuba, que forneceram sacolas plásticas biodegradáveis para a distribuição nas missas de final de semana.

“Nessa época do ano, recebemos muitos visitantes nas missas, principalmente aqui no centro. Então, resolvemos contribuir com a preservação da cidade, distribuindo as sacolas para que cada um recolha seu próprio lixo, seja nas praias, seja nas ruas, nas praças, por onde for”, explicou frei Wilmar Villalba, que é o pároco.

As sacolas serão distribuídas nas missas da igreja matriz e da capela São Francisco durante todo o período de temporada. Embora sejam biodegradáveis, por serem de plástico, precisam ter o descarte correto. O ideal é que sejam, inclusive, reaproveitadas.

“A gente pede que as pessoas tenham consciência de que os resíduos degradam o meio ambiente. Afinal, não há como “jogar fora”, uma vez que não existe outro ambiente de descarte senão o próprio planeta. Então, orientamos para que a pessoa recolha seu lixo, coloque na sacola, mas depois, em sua casa, faça a devida separação. Todos precisamos cuidar do nosso planeta”, disse Antônio Augusto de Oliveira Neto, presidente da APPRU.

Coleta de óleo de cozinha usado

A Paróquia Exaltação da Santa Cruz também tem um ponto de coleta de óleo de cozinha usado, localizado na capela São Francisco. Lá, o produto é recebido em garrafas e destinado à reciclagem.

A entrega do resíduo pode ser feita diariamente (menos às segundas-feiras) em horário comercial.

“A Igreja é grande defensora da proteção e conscientização ambiental. O Papa Francisco tem trazido discussões importantes sobre as questões que envolvem os cuidados com nosso planeta, com a nossa Casa Comum. É crítico do consumismo desenfreado e do desenvolvimento irresponsável e lidera discussões atuais sobre o combate da degradação ambiental e das alterações climáticas”, disse frei Wilmar.

Comentários

Comentários


Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /home/portalcaicara/www/wp-includes/class-wp-comment-query.php on line 405

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: