Ubatuba recebe oficina com coordenador do Programa Município Verde Azul

Certificação é ferramenta de apoio à gestão ambiental

Integrantes das secretarias de Agricultura e Pesca, Comunicação, Educação, Meio Ambiente e Saúde participaram na manhã de sexta-feira, 21, de oficina com José Walter Figueiredo Silva, coordenador do Programa Município VerdeAzul (PMVA). O encontro aconteceu no auditório da Escola Municipal Presidente Tancredo Neves.

O programa tem o objetivo de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental com a descentralização e valorização da agenda ambiental nos municípios. No encontro, foram apresentadas as 85 tarefas ou ações que são avaliadas pelos técnicos do PMVA para que o município possa receber a certificação de município VerdeAzul.

As ações são organizadas em dez diretivas: Município Sustentável, Estrutura e Educação Ambiental, Conselho Ambiental, Biodiversidade, Gestão das Águas, Qualidade do Ar, Uso do Solo, Arborização Urbana, Esgoto Tratado e Resíduos Sólidos.

De acordo com a nota recebida, o município recebe ou não a certificação e o direito de utilizar a logomarca Município VerdeAzul. Segundo José Walter, “a certificação agrega valor ao município e é um indicador de garantida de qualidade de vida”.

Walter apresentou as mudanças ocorridas no programa a partir de planejamento feito com participantes de diferentes municípios para o período 2018-2028.

Entre as sugestões feitas para Ubatuba está a de se articular com as demais cidades do Litoral Norte. Walter também ressaltou que a equipe do programa está à disposição para tirar dúvidas sobre o programa e apoiar o município a encontrar diferentes alternativas para solucionar problemas ambientais.

Fonte e foto: Secretaria de Comunicação / PMU

Comentários

Comentários


Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /home/portalcaicara/www/wp-includes/class-wp-comment-query.php on line 405

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: