Vem aí o 24º Festival do Camarão de Ilhabela

Boulevard do Camarão, com cozinha-show, muita música, concursos e sessões de cinema; nos restaurantes participantes, pratos à base do fruto do mar servidos diariamente

Começa nesta sexta-feira (16), o Boulevard do camarão, que faz parte do 24º Festival do Camarão de Ilhabela. Serão dois finais de semana de intensa programação cultural e gastronômica no Centro Histórico da cidade, onde será instalado o Boulevard do Camarão, um espaço para integrar turistas e moradores e proporcionar várias atividades, como apresentações musicais de grandes nomes da MPB, cozinha-show com chefs renomados de Ilhabela e de outras regiões. Além de concursos amadores de chef e ainda sessões de cinema.

“Minha expectativa em relação ao evento é que ele seja um sucesso, como tem sido todos os anos, trazendo os moradores e os turistas à Vila, para degustar das comidinhas elaboradas por alguns dos melhores restaurantes de Ilhabela, num ambiente bacana, e com entretenimento de qualidade”. Comenta Fabiana Machado Vanderstappen, representante da gastronomia no Comtur.

O evento é realizado pela Associação Empresarial e Comercial de Ilhabela, junto a Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e do Turismo, que optou por utilizar as mesmas estruturas de estandes usadas durante o Race Village, na Semana de Vela, para a montagem dos restaurantes que farão a venda de pratos aos moradores e visitantes na Vila, e também abrigarão as apresentações de cozinha-show. Além da economia de recursos, o uso desses espaços, distribuídos ao longo da Praça das Bandeiras, dará ao Boulevard um clima descontraído e ao mesmo tempo aconchegante, evitando a concentração de pessoas em um único ponto.

“A expectativa da Associação Comercial para o festival é muito boa, com a continuação do Boulevard do Camarão, mais um ano com uma estrutura toda harmônica, seguindo o mesmo conceito, o evento espalhado pela praça, integrando a Vila ao festival. A expectativa é de um bom retorno financeiro para o comerciante e para toda a cidade. Esperamos que moradores e turistas aproveitem o evento preparado com tanto cuidado”, comentou o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Ilhabela, Rafael Morais.

Entre os dias 03 e 31 de agosto, está acontecendo o festival do camarão, quem for até um dos 48 restaurantes participantes do Festival do Camarão poderá degustar receitas exclusivas, elaboradas especialmente para a ocasião, tendo o crustáceo como a estrela de cada prato. Desde pastel e espetinho de camarão até arroz cremoso com camarão, camarão na moranga e purê de mandioquinha com camarão, para todos os gostos e diversos valores. O prato servido por cada estabelecimento poderá ser encontrado no guia ilustrado do festival, a ser distribuído no Boulevard e em pontos estratégicos ao longo da ilha, como comércios e pontos de informação turística.

“O Festival do Camarão representa muitas coisas para Ilhabela: união dos comerciantes, qualidade gastronômica, alto padrão de evento e programação cultural acertada. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo tem orgulho desta parceria com a Associação Comercial e estará sempre disposta a trabalhar pelo fomento dos negócios de Ilhabela”, apontou a secretária de Desenvolvimento Econômico e do Turismo, Bianca Colepicolo.

História

Ilhabela está prestes a sediar o 24º Festival do Camarão. Nas últimas 23 edições o festival ganhou novos conceitos, aumentou, mudou e resgatou algumas tradições desse consagrado evento, que ao mesmo tempo em que traz um formato diferenciado, mantem o Boulevard do Camarão. Mas a história de como surgiu essa ideia que conquistou tanto paladares, a comunidade conhece?

O Festival do Camarão de Ilhabela teve início em 1995, devido a uma união dos associados, que resolverão movimentar a baixa temporada e o setor hoteleiro. Além de promover o município, tanto para os próprios moradores quanto para visitantes de fora da ilha.

A primeira edição do festival aconteceu em agosto, não por acaso. O mês anterior havia sido marcado pelo fim do defeso – período determinado anualmente pelo Ibama, no qual fica proibida a pesca do camarão. Liberada a pesca, os barcos de pescadores foram em massa às águas do litoral em busca do crustáceo, e a quantidade resultante dessa “retomada”, que normalmente já é alta, naquele ano foi exorbitante. O camarão chegou aos comerciantes a R$ 12,00 o quilo, e com o passar dos dias teve o valor ainda mais reduzido, aumentando a pressa dos comerciantes em dar um jeito em todo aquele estoque em pleno inverno.

Assim, organizaram rapidamente a primeira edição do festival, conseguindo os primeiros patrocínios da história de Ilhabela – com exceção da Semana de Vela, que já era um evento com tradição no município e tinha patrocínios garantidos. Foi um sucesso, e o precedente estava aberto para os anos que se seguiram. Algumas pessoas que ajudaram a criar o festival hoje não fazem mais parte do evento, mas deixaram para Ilhabela um legado comemorado anualmente.

Acompanhe a programação cultural do 24° Festival do Camarão:

Sexta-feira – 16 de agosto

18h – Show – Effe Brasil

20h – Show – Sandamí

21h30 – Aula-show – Chef Carole Crema (Que Seja Doce, GNT)

Sábado – 17 de agosto

18h – Show – Larissa Cavalcanti

19h – Aula-show – Chef Carina Manzoli (Famiglia Manzoli)

20h – Show – Zeca Aquino e Banda

21h30 – Aula-show – Chef Renata Vanzetto (Marakuthai)

Domingo – 18 de agosto

18h – Show – Trio Brasil

18h – Aula-show – Chef Antônio Borges (Quilombo Restaurante e Café)

20h – Show – Luciana Mello

21h30 – Aula-show – Chef Eudes Assis (Taioba Gastronomia)

Sexta-feira – 23 de agosto

14h – Cozinnha Kids – Chef Guga Rocha (Cozinha Tropicalista)

16h – Concurso Chef Amador

18h – Festival do Choro

20h30 – Vencedor Chef Amador

21h30 – Aula-show – Chef Guga Rocha (Cozinha Tropicalista)

Sábado – 24 de agosto

14h – Regata do Camarão

18h – Festival do Choro

19h – Aula-show – Chef Macedo Fernandes (Portu-Brasil Ilhabela)

20h30 – Aula-show – Chef Cecilia Padilha (Yes We Cook!)

21h30 – Aula-show – Chef Ivan Achcar (EGG – Escola de Gestão em Negócios da Gastronomia)

Domingo – 25 de agosto

16h – Aula de Gestão em Gastronomia – Chef Ivan Achcar  (EGG – Escola de Gestão em Negócios da Gastronomia)

18h – Festival do Choro

19h – Tradicional Paella – Chef Tonhão

21h30 – Aula-show – Chef Jimmy McManis “Ogro” (Ogrostronomia e Burgertopi)

Fonte e foto: Prefeitura de Ilhabela

Comentários

Comentários


Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /home/portalcaicara/www/wp-includes/class-wp-comment-query.php on line 405

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: