Vigilância em Saúde de Ubatuba orienta munícipes em filas de estabelecimentos essenciais

Objetivo é conscientização sobre prevenção à Covid-19

Equipes de agentes da Vigilância em Saúde de Ubatuba percorrem na manhã desta quinta-feira, 16, a região central para orientar a população sobre cuidados a serem adotados para evitar o contágio pelo novo coronavírus, que provoca a doença Covid-19.

O trabalho será contínuo, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16 horas, e tem como foco os munícipes que aguardam em filas de estabelecimentos comerciais essenciais, como supermercados, quitandas e, principalmente, agências bancárias e lotéricas, em função de pagamentos diversos (salários, aposentadorias, auxílio emergencial, auxílio-saúde ou maternidade entre outros benefícios).

A Vigilância lembra que as medidas de distanciamento social – ficar em casa e sair somente quando necessário – e a higiene frequente das mãos (com água e sabão ou com álcool e gel) são a melhor maneira de evitar de a propagação de doença, além do uso de máscaras em ambientes externos.

Aos estabelecimentos com serviços essenciais, como bancos e supermercados, que prestam atendimento ao público, a Vigilância em Saúde recomenda ainda a adoção de medidas como:

– Passar álcool em gel antes de entrar nos estabelecimentos e imediatamente após sair. Disponibilizar o produto nos balcões de atendimento para clientes e funcionários.

– Disponibilizar frasco de álcool gel exclusivo para cada caixa. Utilizar o mesmo a cada atendimento de cobrança.

– Priorizar lavar as mãos com água e sabão ao chegar em casa ou no após atendimento pelos funcionários.

– Dentro dos estabelecimentos: evitar tocar o rosto com as mãos e, se possível, higienizar com uma toalha descartável e álcool superfícies tocadas por todos.

– Manter as janelas abertas o máximo possível.

– Manter distanciamento máximo possível entre cada mesa, com distância mínima de 1 metro.

– Diminuir quantidade de clientes dentro do estabelecimento

– Organizar fila fora do estabelecimento mantendo distanciamento mínimo entre uma pessoa e outra

– Fixação de informativos sobre as medidas a serem adotadas pelos trabalhadores e clientes visando sua proteção individual.

– Higienizar os estabelecimentos com maior frequência diária e as mesas a cada novo cliente com álcool 70° ou hipoclorito de sódio.

Fonte e foto: Secretaria de Comunicação / PMU

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