XX Kizomba celebra Dia da Consciência Negra com programação cultural em Caraguá

A ONG Zambô – Movimento Negro de Caraguatatuba, com o apoio da Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba, realizará no dia 18 de novembro (sexta-feira), na Praça do Caiçara, no Centro, das 19h às 22h, a 20ª edição da Kizomba, em comemoração ao Dia da Consciência Negra, lembrado no dia 20 de novembro.

A programação é gratuita e conta com atrações artísticas e culturais, como Puxada de Rede e Maculelê, Afoxé, Afro Kongo e apresentação dos grupos de danças urbanas RT e Geração Futuro, entre outras. Integrando a Kizomba, no dia 19 de novembro (sábado), será realizada a Caminhada Zumbi dos Palmares, marcada para sair às 10h da Praça da Bíblia, no Jardim Primavera. A caminhada percorrerá as principais ruas do Centro com chegada na Praça do Caiçara, onde a programação continuará com o ato ecumênico.

O Dia da Consciência Negra é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira, em homenagem ao Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares, em Alagoas. Em 20 de novembro de 1695, ele foi morto em uma emboscada na Serra Dois Irmãos, em Pernambuco, após liderar uma resistência que culminou com o início da destruição do quilombo. Mais informações: (12) 3897.5661.

Programação:  

XX Kizomba – Consciência Negra

Dia 18/11 – sexta – Praça do Caiçara

Das 19h às 22h – Puxada de Rede e Maculelê com o mestre Angolinha, Afoxé e Afro Kongo com o professor Diego, apresentação do alunos da rede municipal, grupos de danças urbanas RT e Geração Futuro, Balé Jovem de Caraguatatuba e show com Chocolate e grupo Aconchego.

Dia 19/11 – sábado 

10h – Caminhada Zumbi dos Palmares (saída da Praça da Bíblia sentido à Praça do Caiçara) e Ato Ecumênico

Sobre Zumbi dos Palmares 

Segundo a historiografia moderna estamos próximos da data que marca o dia do maior herói brasileiro, um homem além do seu tempo, corajoso, inteligente, estrategista, humano, amoroso, idealista, um brasileiro que verdadeiramente deu sua vida por uma causa, pela justiça, pela melhoria da condição de vida dos seus semelhantes. Seu nome ecoa no tempo e ecoará eternamente nos corações afro-brasileiros como um exemplo a ser seguido, uma meta a ser atingida.  Zumbi dos Palmares e Ganga Zumba construíram uma cidade com um planejamento que poucas cidades na época possuíam, com uma infraestrutura natural que supera o imaginário de muitos ambientalistas. A rede comercial funcionava plenamente e muitos brasileiros sobreviveram graças a essa economia gerada nos quilombos em especial em Palmares. Hoje nos reunimos para celebrar esse mito, que transcende nossa concepção de pessoa, pois Zumbi encarnou qualidades que sonhamos e desejamos, mas, não ousamos tê-las.  Dia 20 de novembro os atabaques soarão, os antepassados celebrarão, os Orixás cantarão e nós contaremos a sua história. História marcada e registrada com o sangue do guerreiro, do guerreiro apaixonado, que nunca desistiu de lutar pelo seu povo, pelo povo brasileiro!

Texto do Professor Amador Marcondes

Fonte e foto: Fundacc

Comentários

Comentários


Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /home/portalcaicara/www/wp-includes/class-wp-comment-query.php on line 405

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: